Catálogo de produtos: como fazer?

O comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais importante para a economia brasileira. Por isso, é importante começar a elaborar um catálogo de produtos para o seu e-commerce, a fim de seguir as tendências do mercado e, consequentemente, começar a chamar mais a atenção dos seus clientes antigos e clientes em potencial.

Para conseguir conquistar um usuário da internet em meio a uma grande quantidade de conteúdos disponibilizados, é preciso ser um diferencial. Dessa maneira, confira, por meio deste artigo, as formas de chamar a atenção, do jeito certo, do seu público consolidado ou dos clientes em potencial.

O que é um catálogo de produtos?

Um catálogo de produtos é um artifício utilizado para reunir, estruturar e categorizar informações de produtos que são vendidos por uma determinada empresa. Tem como principal objetivo apresentar os dados e informações acerca dos itens comercializados para os clientes em potencial de uma marca.

Diferente disso, um catálogo de produtos on-line tem a mesma função, praticamente, que uma vitrine virtual. Por meio dele, as empresas disponibilizam as imagens e os valores de suas mercadorias. No entanto, o catálogo, em si, apresenta os produtos de maneira mais ampla, para promover o interesse dos compradores.

O material pode ser feito com diversos tipos de formatos, seja digitalizando um modelo físico de catálogo ou, até mesmo, criando um do zero por um editor de imagens. O que importa é ter esse recurso disponível, pois será indispensável para apresentar produtos e serviços oferecidos pela marca para o maior número de pessoas possível.

Por que ele é importante?

O catálogo de produtos é importante para permitir que o consumidor tenha interesse pela sua marca e acabe se sentindo compelido a comprar. Por isso, é de extrema importância que a apresentação de todos os produtos seja feita da melhor maneira possível, com qualidade e comprometimento, a fim de convencer quem deseja adquirir.

Afinal, a internet é um ambiente que prioriza a agilidade e, também, a originalidade. Quanto maior for o diferencial da sua empresa em relação às outras, maior será o interesse dos compradores nos produtos que são oferecidos. No tópico a seguir, você descobre como permitir que sua marca ganhe destaque e maior visibilidade no meio de tantas outras.

Como criar um bom catálogo de produtos?

Depois de entender que ter o próprio catálogo de produtos, com uma boa estrutura, pode fazer toda a diferença, é chegada a hora de descobrir como criar um bom catálogo. Existem alguns passos que podem ser os principais norteadores para alcançar esse resultado. Confira logo abaixo.

Faça boas descrições

O primeiro passo é pensar nas descrições dos produtos. Afinal, é necessário convencer o público de que o que está sendo anunciado tem algum valor prático. O ideal é não se prolongar mais do que deveria, porque isso pode acabar gerando algum desconforto para o consumidor e, até mesmo, cansaço.

Ainda assim, é importante aproveitar o espaço de maneira criativa, permitindo que os diferenciais do produto ou serviço sejam destacados. Um texto pequeno, mas assertivo, poderá fazer com que o cliente se sinta atraído e compelido a comprar, desde que o convença de que há um diferencial em relação às outras marcas.

Use imagens de boa qualidade

Outro ponto muito importante é a escolha das imagens, especialmente a sua qualidade. De nada adianta ter um catálogo de produtos se ele não é atrativo. As imagens de baixa qualidade podem acabar, completamente, com a impressão que os consumidores têm da sua marca. Por isso, fique atento e faça boas escolhas.

É importante investir em fotos profissionais para garantir resultados impressionantes. Até porque, é por meio de uma boa imagem que se pode valorizar um produto e dar destaque aos seus diferenciais. Isso é válido, especialmente, para o comércio virtual, tendo em vista que o consumidor não tem a possibilidade de pegar o produto em mãos.

Apresente valores e formas de pagamento

É importante que o cliente esteja munido de todos os dados básicos de um produto. Por isso, estipular valores e condições de pagamento é um papel fundamental para a confiança do comprador. É necessário, também, oferecer ainda mais destaque para mercadorias de alta popularidade da sua empresa.

Como elaborar um bom modelo de catálogo de produtos?

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como criar um bom modelo de catálogo de produtos. Atualmente, existem muitas maneiras de conseguir designs profissionais ou, até mesmo, modelos prontos que podem ser adaptados à marca. Dentre as principais opções, estão:

  • Canva;
  • Google;
  • Adobe PDF;
  • WhatsApp Business;
  • Loja virtual própria.

O catálogo de produtos é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que deseje ter maior visibilidade e ampliar a sua chance de vendas. Por isso, passe a utilizar esse tipo de material, com boa qualidade de imagens e descrições assertivas, fortalecendo, assim, a sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRBR
Scroll to Top